Díli vai ser a capital da lusofonia

Díli vai ser a capital da lusofonia

A capital de Timor-Leste, Díli (Membro Efetivo da UCCLA) vai ser o palco da cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 23 de julho.
 
A cimeira dedicada ao tema "CPLP e a Globalização" deverá ficar marcada pela entrada da Guiné Equatorial e pelo regresso da Guiné-Bissau, após suspensão decretada na sequência do golpe de Estado de 2012.
 
A partir de hoje, o país acolhe o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, e a sua comitiva, que inclui 82 pessoas, bem como a caravana cultural, organizada pelo Ministério do Turismo, para assinalar o 18.º aniversário da CPLP.
 
Vão chegar, também, ao país os chefes de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, Moçambique, Armando Guebuza, e de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.
 
Angola vai estar representada pelo vice-presidente, Manuel Vicente, e o Brasil pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Alberto Figueiredo Machado.
 
A Guiné-Bissau vai estar representada pelo primeiro-ministro, Domigos Simões Pereira.
 
Segundo as autoridades timorenses, são esperadas mais de 800 pessoas na capital para participarem nos trabalhos da cimeira.
 
 
 
 
Publicado em 17-07-2014