Díli foi capital da educação da CPLP

Díli foi capital da educação da CPLP

Teve lugar em Díli (Membro Efetivo da UCCLA), Timor-Leste, nos dias 24 e 25 de maio, a iniciativa “Capital da Educação, Formação e Ciência da CPLP”, em que ministros e técnicos especializados estiveram reunidos para pôr em ação o plano estratégico para o setor educativo.
 
“Esta é uma oportunidade para o lançamento de novas ideias, novas propostas e novas soluções que respondam aos desafios comuns que os sistemas educativos, de cada um dos Estados membros, enfrenta” referiu António da Conceição, Ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Sociais e Ministro da Educação, adiantando que estas reuniões “representam mais um passo em frente neste propósito comum, no qual a qualidade dos sistemas educativos é uma condição fundamental.”
 
Durante a IX Reunião dos Ministros da Educação da CPLP, realizada no dia 24 de maio, foi aprovado um plano de ação para fortalecer a cooperação multilateral. Para tal, irão ser constituídos, no prazo de 60 dias, grupos de trabalho para pôr em prática as ações planeadas para o primeiro biénio (2016-2018).
 
No dia 25 de maio, decorreu a VII Reunião dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Na sua declaração final, os ministros incentivaram à “promoção da mobilidade académica e científica no âmbito da implementação dos programas estabelecidos no Plano de Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP”. 
 
A reunião de Díli contou com a participação de delegações ministeriais de Angola, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e delegações técnicas do Brasil, Cabo Verde e Guiné Equatorial.

 
 
 
 
 
Publicado em 27-05-2016