Construção de habitações em Maputo

Construção de habitações em Maputo

Os municípios de Maputo, em Moçambique, e Ankara, na Turquia, celebraram um acordo de cooperação que prevê a construção de cinco mil casas no Bairro do Zimpeto, na cidade moçambicana, até 2022.
 
Um acordo para a realização do projeto foi subscrito entre as partes e o início das obras está previsto para setembro, com entrega das primeiras chaves um ano depois.
 
O complexo residencial deverá ser construído pela Akay Construction, empresa da Turquia, e a obra surge na sequência de um memorando de entendimento que já tinha sido assinado em dezembro de 2016.
 
“Maputo e Ankara são cidades gémeas e, dentro dessa geminação, nós decidimos privilegiar a área da habitação, aproveitando a experiência que a Turquia tem na construção de casas de baixo custo”, referiu David Simango, presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo.
 
A matriz do projeto prevê a construção de prédios num espaço de 17 hectares, com apartamentos de duas a três divisões com preços que não deverão ultrapassar a fasquia dos 100.000 dólares cada.
 
Para o vice-presidente do município de Ankara, Ali Goksin, a edificação do complexo residencial é um primeiro passo. A Turquia tem também interesses nas áreas de energia, agricultura e turismo.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 12-04-2017