Cidade da Praia apresenta candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Cidade da Praia apresenta candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO

A cidade da Praia (Membro Efetivo da UCCLA), em Cabo Verde, vai apresentar a sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no tema música.
 
Em março a Câmara Municipal da Praia manifestou junto da UNESCO, a intenção da capital do país em apresentar esta candidatura, tendo em conta que a criatividade e a música, através de diversos géneros musicais próprios, nomeadamente a morna, o funaná, a coladeira, o batuque e o finason, têm marcado a história de Cabo Verde e, em particular, desta cidade.
 
Segundo a autarquia, a cidade da Praia, subscrevendo a preocupação da UNESCO em reforçar o equilíbrio geográfico da Rede de Cidades Criativas, designadamente através da integração de novas cidades membro do continente africano, considera, em primeiro lugar, que preenche os requisitos para integrar esta rede.
 
Por outro lado, é de opinião que a cidade da Praia pode contribuir “significativamente” para a promoção dos objetivos da Rede de Cidades Criativas em África e, assim, levar a que mais cidades se candidatem a ela, através das plataformas internacionais de que faz parte, nomeadamente a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).
 
A rede reúne 116 cidades de 54 países que trabalham em busca de objetivos comuns, que é colocar as indústrias criativas e culturais no centro dos planos de desenvolvimento locais e cooperar ativamente por meio de parcerias entre cidades em nível internacional.
 
No tema música, fazem parte das Cidades Criativas da UNESCO, Hamamatsu (Japão), Bologna (Itália), Adelaide (Austrália), Liverpool (Inglaterra), Kinshasa (Congo), Idanha-a-Nova (Portugal), Glasgow (Escócia), Salvador (Brasil), Sevilha (Espanha), entre outras.
 
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada, em 2004, para promover o desenvolvimento social, económico e cultural de cidades de países desenvolvidos e em desenvolvimento, sem esquecer que as cidades que se candidatam à rede, procuram promover a criatividade local e partilham o interesse na missão da UNESCO em relação à diversidade cultural.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 05-06-2017