Angola produz manuais em braille para o ensino especial

Angola produz manuais em braille para o ensino especial

O Ministério da Educação de Angola está a produzir, pela primeira vez em 40 anos, manuais em braille para alunos cegos. Já foram produzidos 16.000 manuais que vão começar a ser utilizados no ano letivo de 2018.
 
O diretor-geral do Instituto Nacional para o Ensino Especial de Angola, Jorge Pedro, afirmou que os técnicos angolanos produziram já 16.000 manuais que vão começar a ser utilizados no ano letivo de 2018. "Encontramos esta estratégia interna para suprir a carência (de divisas). Pela primeira vez em Angola, em 40 anos, produzem-se livros para os cegos em Angola, por meio desta estratégia o Ministério da Educação que investiu na montagem de uma gráfica específica para começar a produção dos manuais em braille" referiu.
 
De acordo com o responsável, em Angola existem 22 escolas do ensino especial e um total de 816 escolas do ensino geral inclusivas, contando atualmente com mais de 28.000 alunos matriculados.
 
A produção desses manuais, segundo Jorge Pedro, vai ainda responder às carências dos alunos com deficiência visual, que estudavam com livros sem impressão em braille.
 
"Uma vez que já começámos a distribuição desses manuais, no próximo ano muitos alunos com deficiência visual poderão estudar com esses manuais. Temos já produzidos 16.000 exemplares e vamos continuar com a produção de outros materiais específicos, que antes eram importados", salientou.
 
 
Fonte http://lifestyle.sapo.pt/familia/noticias-familia/artigos/angola-comecou-a-produzir-manuais-em-braile-para-o-ensino-especial
 
Publicado em 31-08-2017