Acordo de parceria para o transporte de pilhas e acumuladores de São Tomé e Príncipe

Acordo de parceria para o transporte de pilhas e acumuladores de São Tomé e Príncipe

Teve lugar, no dia 28 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, a assinatura de um protocolo para o transporte de pilhas e acumuladores de São Tomé e Príncipe para Lisboa, com vista à sua reciclagem.
 
Este acordo, na presença do vice-presidente da autarquia lisboeta, Duarte Cordeiro, resultou de um projeto executado pela UCCLA, em 2010, do tratamento de resíduos sólidos e da criação de uma Estação de Tratamento e Reciclagem por Compostagem, aprovada pela União Europeia e Instituto Camões, no valor de 1,4 milhões de euros.
 
    
 
Durante a execução do projeto foi prestada, também, formação a mais de 16 escolas de São Tomé e Príncipe no sentido da preocupação com o meio ambiente e a aprenderem a separar, dos resíduos sólidos, as pilhas e os acumuladores. Desta atividade resultaram já quase 2 toneladas de pilhas e acumuladores recolhidos que, agora, serão transportados para Portugal.
 
  
 
O protocolo envolveu, por isso, o Porto de Lisboa para onde os contentores serão transportados, a Câmara Municipal de Lisboa que os recolherá, a empresa Supermaritime Portugal que assegurará o transporte, a UCCLA que deu o pontapé de saída, a Organização Não Governamental TESE que tem em curso um projeto idêntico ao que a UCCLA executou e, finalmente, a Direção Geral do Ambiente e a Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 28-06-2016