Ação educativa e cultural regular na Ilha de Moçambique

Ação educativa e cultural regular na Ilha de Moçambique

Na Biblioteca Municipal da Ilha de Moçambique decorrem ações de promoção do livro e da leitura num programa educativo e cultural regular, com a atividade “Contar um conto naquele dia de sábado” que envolve rodas de leitura, ateliers livro e debates com a participação de crianças. 
 
    
 
Estas atividades educativas, sociais e culturais - desenvolvidas pelos técnicos das bibliotecas públicas do Distrito da Ilha de Moçambique (Município e Educação/ SDEJT) - traduzem uma união de esforços para a melhoria das competências básicas de leitura e escrita e promoção do livro, compreensão e expressão oral com crianças e jovens, implicando a aplicação de estratégias pedagógicas e educativas trabalhadas em formação e a implementação do Projeto Educativo Local entre técnicos de bibliotecas públicas para o desenvolvimento da autonomia, da reflexão e pesquisa em autoformação cooperada.
 
Num local onde a língua de ensino não é a língua materna é essencial democratizar o acesso e o gosto pelo livro e pela leitura para melhorarmos a aprendizagem, a oralidade, as literacias e as competências básicas de escrita e leitura. 
 
As Rodas de Leitura ocorrem, ainda, nas escolas do Distrito da Ilha de Moçambique de forma descentralizada, dinamizadas semanalmente pelos professores em ações regulares de leitura.
 
 
Estas ações decorrem no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique a desenvolver com a UCCLA, o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, em parceria com o Conselho Municipal de Maputo e o apoio da SDEJT (Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia) - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 4 - Educação. 
 
Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa o apoio da SDEJT (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano). Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

 
Informação adicional:
A 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
 
Publicado em 15-07-2016