Brasil

Porto Alegre

496,8 km2
1.487.823 habitantes (2013)
Subtropical húmido, marcado por grande variabilidade
Agricultura e pecuária, indústrias ligadas a estas atividades, construção civil, construção naval, metalurgia, entre outras. O setor terciário (comércio e serviços) também representa uma percentagem relevante do PIB (Produto Interno Bruto).

Elementos Institucionais

2000
26 de março
Prefeito - Nelson Marchezan Junior
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Praça Montevidéo, n.º 10
Rio Grande do Sul
90010-170 Bairro - Porto Alegre
República Federativa do Brasil
(51) 3289-3602
(51) 3228-4279
relacoes.internacionais@smgl.prefpoa.com.br

Breve História

Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul, com origem numa pequena colónia de emigrantes açorianos que se estabeleceram na Ponta da Pedra, em 1752, por incentivo do governo de Portugal, foi oficialmente fundada em 26 de março de 1772 como Freguesia de São Francisco do Porto de Casais. A antiga colónia passou a capital de Província quando, em 1763, a cidade do Rio Grande foi invadida pelos espanhóis e para ali se transferiu o Governador. Em 1821 o imperador D. Pedro II conferiu à povoação o estatuto de cidade. Porto Alegre é conhecida como capital dos gaúchos, nome dado às pessoas ligadas à atividade pecuária no norte da Argentina e sul do Brasil.

Graças à sua localização privilegiada, na confluência de cinco rios, Porto Alegre é um dos principais centros industriais e comerciais do Brasil.

Se bem que padecendo ainda de problemas graves, entre os quais as condições de pobreza e falta de habitação em que vive grande parte da população, deficiente sistema de esgotos, muita poluição e degradação de ecossistemas originais, e uma elevada taxa de criminalidade, a verdade é que, nas últimas décadas, Porto Alegre se transformou numa das grandes metrópoles brasileiras, internacionalizou a sua cultura, tornou-se um modelo de administração pública, dinamizou a sua economia a ponto de se tornar uma das cidades mais ricas do mundo, e alcançou altos níveis de qualidade de vida.

Sendo também uma das cidades mais alfabetizadas do país, Porto Alegre é um polo de atração para emigrantes e aqui se realizaram as primeiras edições do Fórum Social Mundial (2001, 2002, 2003 e 2005).

Uma das características mais marcantes da administração pública portoalegrense é o sistema de participação popular na definição de investimentos públicos, o chamado Orçamento Participativo. A distribuição dos recursos obedece a um planeamento que parte da indicação de prioridades pelas assembleias regionais ou temáticas e culmina com a aprovação de um plano de investimentos que programa obras e atividades hierarquizadas e discriminadas de acordo com as decisões das assembleias.